História

 


Tradição. A mais de 10 anos a IT&D surgiu da possibilidade de melhorar o rendimento e manter a saúde dos praticantes de natação desde o aprendizado até o alto rendimento, em 2004 apresentou o primeiro protótipo e iniciou os ensaios de campo com nadadores de todas as categorias.

Pesquisa e Desenvolvimento.  Desde o início a IT&D vem integrando projetos em conjunto e parcerias com Universidades e institutos de pesquisa nacionais e internacionais, entre elas a Universidade Santa Cecília – UNISANTA (Santos, Brasil), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal), Universidade de Barcelona e Universidade de Santiago do Chile – USACH.

A empresa e seus pesquisadores obteve recursos de fomento que culminaram na conclusão e validação dos produtos e serviços oferecidos, através das agências FAPESP, FINEP e CNPq.

Resultados práticos. A tecnologia aplicada culminou não somente em estudos mas também contribuiu com o surgimento e manutenção de atletas de alto rendimento. São usuários do sistema os campeões e recordistas mundiais Ana Marcela Cunha, Cesar Cielo, Matheus Santana, Poliana Okimoto entre outros. Os trabalhos realizados na base também permitiram identificar talentos e corrigir posturas evitando lesões de praticantes do esporte e atletas.

Competências. O programa RHAE permitiu aproximar mestres e doutores da área de natação, computação e mecânica que permitiram potencializar os resultados que são possíveis extrair do produto, e definir um ‘roadmap’ que pretende contribuir para a natação brasileira e mundial nos próximos anos.


Empreendedores

Nilton Pereira


Humberto Souza